Embora saibamos muito sobre o Cancro Colorretal, desde os seus sintomas e fatores de risco até aos métodos de diagnóstico e tratamento, compreender a experiência real de quem vive e convive com esta doença é algo muito mais complexo. O impacto emocional, físico e psicológico que o diagnóstico e o tratamento podem ter na vida dos pacientes e das suas famílias vai além das informações teóricas. Para ajudar a criar uma compreensão mais profunda, trazemos diferentes testemunhos.
CLIQUE NOS TÍTULOS PARA VER OS NOSSOS VIDEOCASTS!
O primeiro episódio apresenta-nos duas pessoas que viveram a experiência do Cancro Colorretal através dos seus pais. Pedro perdeu a mãe, que infelizmente foi diagnosticada numa fase já avançada da doença, enquanto que Helena viu o seu pai receber o diagnóstico numa fase inicial, o que permitiu a sua total recuperação. Estivemos à conversa com ambos, que partilharam as suas histórias, as dificuldades que enfrentaram e as lições que aprenderam ao longo deste percurso.
O segundo episódio traz-nos a história do Sr. Manuel Almeida, que enfrentou o Cancro Colorretal e conseguiu superar a doença, apesar de todas as adversidades que encontrou pelo caminho. Ao longo da conversa, o Sr. Manuel partilhou as etapas que percorreu durante o processo da doença, os sentimentos de incerteza e os medos que o acompanhavam, e como o apoio da família e dos médicos foi essencial para o seu processo de recuperação.
O terceiro episódio apresenta-nos Maria Aurora Almeida, cuidadora de uma vítima de Cancro Colorretal. Ao longo da conversa, Maria partilhou connosco a sua experiência ao cuidar de um ente querido durante todo o processo da doença, os desafios diários que enfrentou e as dificuldades emocionais que surgiram ao longo do caminho.
O quarto episódio conta com a participação de Albina Dias, psicóloga da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com 32 anos de experiência, sendo 13 dedicados à psico-oncologia. Compartilhou connosco o papel fundamental do apoio psicológico antes, depois e após o tratamento oncológico, abordando os desafios emocionais em cada fase e o impacto do suporte contínuo para os pacientes e as suas famílias.
Por fim, no quinto episódio, temos Augusta, enfermeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Foi a primeira enfermeira especializada em ostomizados.
46 anos em cirurgia no IPO, foi notando cada vez mais a falta de recursos para aqueles que tinham como única solução a ostomia e decidiu especializar-se em estomaterapia. 37 com a clínica na LPCC e 28 anos na associação portuguesa dos ostomizados.